segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Vitamine seu verão

Dos alimentos que você coloca no prato ao que usa para cobrir a pele, veja como tornar o banho de sol mais saudável. E ainda ganhar uma cor atraente.
Você pode amenizar os efeitos da exposição da pele à radiação ultravioleta considerando de antemão o que vai colocar no prato. É que alimentos ricos em antioxidantes podem resultar em dupla proteção: reduzem os radicais livres e protegem sua pele da radiação.
Com essa missão, a nutricionista clínica Daniella Galego, do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, selecionou os nutrientes que não podem faltar nas refeições.
Prepare a lista e considere esses itens nas próximas vezes que for às compras.

Alimentos coloridos
Frutas e vegetais alaranjados, como cenoura, abóbora e mamão, e folhas verde-escuras, como rúcula e espinafre, são ricos em betacaroteno. Eles têm a capacidade de absorver a radiação ultravioleta, minimizando danos no DNA, aumentar a pigmentação (fator de proteção) e reduzir a formação de radicais livres.
O tomate (principalmente o cozido) e a melancia também são ricos em licopeno, o responsável pela cor vermelha dos alimentos e ligado à maior proteção contra os raios ultravioleta. Nas frutas, especialmente as cítricas (laranja, acerola, maracujá), e nos vegetais, a vitamina C regenera a estrutura das fibras colágenas e age em sinergia com o cobre e o manganês na síntese de colágeno.

Grãos
São ricos em vitamina E, selênio e zinco. Os primeiros itens fortalecem o sistema imunológico, combatem a formação de radicais livres e ainda agem como anti-inflamatórios. Castanha-do-pará, brócolis, cogumelos, couve, cebola e alho atuam nessa mesma proteção. Já o zinco melhora a hidratação, mantém a elasticidade, previne o ressecamento e tem efeito antioxidante em sinergia com o selênio.

Peixes
Todos os tipos contêm vitamina E, selênio e zinco. A sardinha ainda oferece a coenzima Q10, que diminui a produção de radicais livres e ajuda na regeneração celular.

Espinafre e brocólis
O efeito antioxidante destes vegetais se deve à presença da coenzima Q10, da luteína e da zeaxantina.

Chá verde
Pesquisas indicam que consumir duas ou mais xícaras de chá verde por dia torna as pessoas mais protegidas contra o câncer de pele do que quem não consome a bebida. Os polifenóis, que protegem de uma exposição solar moderada, também ajudam na redução de eritema (vermelhidão).

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O cabelo bacana e no seu pique

Fios saudáveis não são garantia de um cabelo bonito. Um visual de parar o trânsito tem de se adaptar — no corte, no tom e no penteado — ao nosso jeito de viver.

facilite o penteado

A cor: o tom de mel dos olhos e da pele pediam um loiro mais fechado, puxando para um caramelo-queimado. Assim, livre das mechas muito claras, ela não precisa de retoque quinzenal no salão. Basta uma aplicação — que pode ser caseira, inclusive — de xampu tonalizante a cada 40 dias, em média.


O corte:
como os fios estavam partidos na altura do ombro, eles foram apenas desbastados em camadas para não reduzir drasticamente o comprimento. Uma franja rala — usada de lado ou sobre os olhos — é prática e valoriza o rosto.

O penteado:
para finalizar, duas opções simples. Nas produções mais elaboradas, basta fazer babyliss por todo o cabelo e borrifar spray fixador. Já para o dia-a-dia, é só passar mousse modeladora nos fios levemente úmidos ou secos e amassar o cabelo com as mãos.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Celulite? Aqui, não!

uma simples salada de frutas e mesmo a granola nossa de todo dia podem deixar o bumbum e as coxas mais lisinhas. Tudo porque esses alimentos são ricos em vitaminas B6, C e selênio.
“Eles ajudam a melhorar o sistema linfático, reduzir o inchaço e combater os radicais livres, que oxidam as estruturas da pele, contribuindo para o aspecto de casca de laranja”, diz a nutricionista Adriana Kobayashi, da Equilibrium Consultoria em Nutrição, em São Paulo. Para acelerar os resultados, invista ainda em aveia, feijão e vegetais verde-escuros. Por conterem silício e boro, estimulam a circulação e mantêm alinhadas as fibras elásticas, deixando a pele mais esticada e os furinhos menos visíveis.
Spa dermodreen O primeiro passo para combater a celulite é aplicar um creme desintoxicante à base de erva-mate, café e vitaminas E e do complexo B. Após 30 minutos, o produto é retirado para dar lugar a uma massagem alongadora, que exercita a musculatura e estimula a circulação. Por último, é espalhada uma máscara de carvão ativado, que melhora a oxigenação local e previne o envelhecimento precoce.
“O produto contém minerais, como magnésio, potássio e cálcio, que estimulam o bom funcionamento do organismo”, diz a esteticista Lucienne Souza, do Spa da Pele, em Maringá (PR). São necessárias, no mínimo, sete sessões.
Preço por sessão: a partir de 90 reais

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Azul, laranja, verde: cores do make do verão

A ordem é explorar esses tons na maquiagem para curtir o verão mais alegre e ousado da sua vida

Ton sur ton

A inspiração deste look é um fim de tarde inesquecível. Para construi-lo, faça assim: contorne os olhos com uma sombra azul metalizada, cuidando para que o traço rente aos cílios inferiores fique bem fino. Cubra toda a pálpebra com o mesmo tom.
Depois, “suje” um pincel com sombra lilás metalizada e espalhe em volta do azul, esfumando o encontro entre as duas.
Finalize aplicando várias camadas de máscara para cílios preta. e aí, você ainda tem medo de sombra blue? Produtos imperdíveis: L.U.C.I. eyes, da Lancôme, e sombra Azul-Hortênsia cintilante, da contém 1g.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Cachos mais definidos

“Quando está seco, meu cabelo fica volumoso e sem cachos. A vantagem do truque da toalha é que o produto penetra totalmente nos fios,deixando-os mais definidos.” Bruna Bittencourt, 21 anos.
Ao contrário do que muita mulher pensa, deixar resíduo de condicionador nos fios não ajuda a hidratar ou controlar o volume – saiba que pode até ressecar!
O produto indicado para isso é o leave-in sem enxágüe, batizado de definidor de cachos.
Além de hidratar, essa categoria ajuda a deixar os caracóis bem formados e sem frizz. “Eles retêm a água na fibra capilar, deixando-a mais pesada e, conseqüentemente, os cachos mais soltos”, explica Maurício Pupo.
Na hora de escolher o seu finalizador, no entanto, é bom prestar atenção: quanto mais crespo e ressecado for o seu cabelo, mais cremoso deverá ser o produto.