sexta-feira, 23 de março de 2012

Aprenda a disfarçar as olheiras




Uma coisa é certa: todo mundo quer ter um ar saudável e jovial, mas com olheiras embaixo dos olhos... fica difícil!
Para ajudar você a amenizar esse inconveniente estético, recrutamos a beauty artist Juliana Rakoza, do salão MG Hair, em São Paulo. Confira as dicas da expert em make-up:

Por que temos olheiras?

As olheiras podem se originar por alguns fatores como genética, excesso de cansaço, estresse, álcool, cigarro e até TPM. A espessura da pele da área dos olhos é mais fina que a pele do rosto, por isso conseguimos enxergar essa região mais escura, graças à nossa circulação sanguínea, que é mais lenta e pode se potencializar por meio dos fatores citados acima.

Antes de passarmos um corretivo, é muito importante hidratarmos a área dos olhos para melhorar a textura da pele (com isso, o corretivo marca menos as linhas de expressão).
Hidratantes que possuem cafeína na composição ajudam ativar a circulação, e isso diminui os círculos escuros. Já as vitaminas E e K ajudam a aliviar a pigmentação excessiva.

Como escolher o corretivo certo para minha pele?

É preciso ver a tonalidade das suas olheiras, que podem ser várias. Existem as avermelhadas e as levemente puxadas para o roxo e verde. A técnica que os maquiadores usam é aplicar tonalidades de corretivos opostas ao tom da olheira. No geral, as cores mais usadas são os tons de bege (para as mais avermelhadas) e rosados (para as mais roxas e verdes). Lembre-se que o corretivo NÃO DEVE ficar mais claro ou mais escuro que o seu rosto. Ele deve estar dentro da sua tonalidade! Nem sempre a cor do produto vai ser a mesma da sua base, justamente porque a pele da área dos olhos não tem a mesma cor, se comparada ao restante do rosto. Ex: Sua base pode ser mais bege e seu corretivo mais rosado.

Peles maduras

Quanto mais cremosa e espessa for a textura do corretivo, mais ele cobrirá as manchas (isso para todos os tipos de pele). Mas tome cuidado se a sua pele for mais madura: prefira os mais líquidos, que marcam menos.

O corretivo resolve 100%?

Não se pode ter tudo na vida! Nenhum corretivo garante 100% de chances de não marcar; mas os cuidados com a hidratação suavizam muito esse efeito, e você é quem deve decidir o que mais incomoda! Como maquiadora, posso afirmar que se a área dos olhos não estiver bem corrigida, a maquiagem se torna feia, principalmente se optar por um olho mais escuro.

domingo, 18 de março de 2012

Preenchimento feito com ácido hialurônico corrige celulite


Texto:

O problema estético pode ser amenizado com aplicações localizadas, mas tratamento constante é necessário

A celulite causa calafrios até nas mulheres mais seguras. Conhecida como lipodistrofia ginóide, a alteração na camada de gordura que fica sob a pele desencadeia o indesejável aspecto “casca de laranja”. Muitos tratamentos prometem amenizar este problema estético, e o preenchimento dos furos mais profundos com ácido hialurônico é um deles.
O buraquinho da celulite nada mais é do que uma fibrose que puxa a pele em direção ao músculo, como um elástico. Para o preenchimento, uma agulha é introduzida entre a gordura e a pele com o objetivo de romper essa ligação. “Nesse espaço que sobra entra o ácido para preencher a região e deixá-la mais lisa”, explica a dermatologista Isabel Martinez.
O procedimento é realizado no consultório dermatológico, com anestesia local, e em pouco mais trinta minutos. “O resultado é imediato, mas pode ficar um hematoma. Então é preciso ter cuidado com o sol para não manchar a pele”, alerta a dermatologista Bianca Gastaldi.
A aplicação, a partir de R$500 por região, deve ser indicada por um dermatologista. Com o passar do tempo, o ácido é absorvido pelo próprio corpo e o retoque deve ser feito após dois anos. As especialistas alertam para a manutenção constante dos resultados, aliando massagem e aparelhos de radiofrequência ou infravermelho. “Não adianta investir só para o verão, por exemplo. Tem que incluir no orçamento mensal”, explica Bianca. “Se parar o tratamento, volta tudo”, lembra Isabel.Longe de ser a solução definitiva para a celulite, o preenchimento é indicado para pequenas áreas isoladas, que apresentam as depressões mais profundas. Para todo o bumbum, por exemplo, três ou quatro aplicações corrigem furinhos localizados. A região restante deve ser tratada com outros métodos.
99% das mulheres têm celulite
A celulite é mais comum nas nádegas e nas coxas. Mas as ondulações não são exclusividade de quem possui gordura localizada. Segundo o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia, 99% das mulheres têm celulite. O agravamento do problema geralmente está ligado à má circulação sanguínea, ausência de exercícios físicos e alimentação inadequada. “São quatro níveis de gravidade. Da bem simples que só aparece ao apertar, até o grau mais elevado, que chega a doer”, explica Bianca.
______________________________________
Isabel Martinez (CRM-SP 115398)