sábado, 29 de novembro de 2008

Mude o visual e ganhe atitude

Da próxima vez que for ao cabeleireiro, pare e pense. Que recado você quer passar com a sua imagem: mais confiança? Sensualidade? Ousadia? Determinação? Acerte o corte, a cor do cabelo e a maquiagem de acordo com o seu desejo e conquiste tudo o que quiser.
Veja o resultadoAlgumas pessoas costumam dizer que o corte de cabelo é a plástica mais rápida e barata do mundo. Verdade. Mudar deixa a gente mais confiante e faz um bem danado para a nossa auto-estima.
Melhor ainda quando a mudança combina com a sua personalidade.
Um novo visual não mexe só com o seu estilo mas também com a sua atitude diante da vida.
É isso o que prega o visagismo, uma especialidade que leva em consideração as características físicas das pessoas e cria uma imagem capaz de revelar as qualidades interiores de cada um (pode ser sensualidade, dinamismo, simpatia, estabilidade...).

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Máquina do tempo o mais novo antirugas

Se você não tem a menor idéia do que seja o ácido dimetilaminoetanol — ou DMAE para os mais íntimos —, é hora de se informar, garota. Embora difícil de pronunciar, em pouco tempo de uso essa substância já é tão famosa quanto o botox.
Motivos não faltam: até o momento, o DMAE é a única substância eficaz para acabar com a flacidez sob os olhos e do pescoço, além de fazer um lifting no rosto. “O creme também está sendo testado para combater a flacidez dos braços e na parte interna das coxas e levantar o bumbum”, diz a dermatologista Sônia Voss, de Santos (SP).
Encontrado naturalmente em peixes como o salmão, o DMAE simula a reação do neurotransmissor acetilcolina, substância que estrutura as fibras musculares no organismo. Com mais acetilcolina, os músculos ficam firmes e reduzindo a flacidez. “À medida que envelhecemos, a quantidade dessa substância no organismo diminui. O DMAE, ao que tudo indica, consegue repor o necessário”, diz a dermatologista Malba Bertino, do Recife (PE).
Os primeiros estudos sobre a sua eficácia dermatológica foram apresentados no 20¼ Congresso Mundial de Dermatologia, realizado em New Orleans, Estados Unidos. O médico americano Nicholas Perricone, que lançou o DMAE no mundo cosmético, defende que ele firma a pele. “Ainda não existem provas definitivas”, pondera a dermatologista Lúcia Arruda, de São Paulo (SP). “Observamos os efeitos da substância, mas não sabemos exatamente como ela age no organismo. Suspeita-se que o DMAE atue pela corrente sanguínea. Mas, ao atravessar a epiderme para atingir a derme e a hipoderme (camadas da pele onde há gordura e vasos sanguíneos), a substância acabaria se dispersando no sangue — antes de chegar em quantidade suficiente ao músculo”, complementa.
O uso cosmético do dimetilaminoetanol é recente. Até o fim dos anos 90, a substância era conhecida apenas como remédio neurológico. Seu potencial rejuvenescedor foi descoberto nos Estados Unidos — os pacientes que tomavam o medicamento apresentaram enrijecimento do pescoço e pele repuxada. Ao saber disso, Nicholas Perricone decidiu testá-lo em creme em seus pacientes. A substância aumentou o tônus dos músculos faciais, principalmente dos da região do pescoço e das pálpebras.
A ação tonificante da substância também foi testada pela dermatologista norte-americana Rachel Grossman, diretora da empresa Johnson&Johnson. Ela estudou a eficiência do cosmético Protient Actif Pure em 165 mulheres entre 35 e 60 anos. Metade do grupo usou o creme e a outra um placebo. Após 12 semanas, a turma que havia passado o DMAE apresentou tônus mais acentuado nas regiões dos olhos e do pescoço.
Embora os efeitos apareçam logo nas primeiras aplicações, os médicos afirmam que é necessário pelo menos quatro meses de tratamento para obter resultados consistentes. “A ação do creme é cumulativa: quanto mais for aplicado, mais intenso e duradouro será o efeito”, diz Susan Nettesheim, vice-presidente da área de pesquisa e desenvolvimento de produto da Johnson&Johnson. No exterior, o Protient Actif Pure é comercializado desde maio de 2001 pela grife francesa RoC, da Johnson&Johnson. O cosmético deve chegar ao Brasil até o mês que vem. Por enquanto, o DMAE é prescrito por dermatologistas e cirurgiões plásticos em forma de creme manipulado.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Garota dourada

Quem quer transmitir sensualidade deve apostar já no dourado – não precisa esperar o verão chegar. “Para copiar o bronzeado que o sol dá ao rosto, você vai precisar de uma base um tom mais escuro que a cor da sua pele ou da mesma tonalidade do seu ombro para garantir um visual supernatural”, fala a maquiadora Penélope. Porém, a grande sacada está no jeito de aplicar o pó bronzeador: ele deve ser espalhado suavemente, com um pincel grande e redondo, indo de uma orelha à outra, passando sobre o nariz. Arremate com um tiquinho no centro da testa e do queixo. “Essas partes mais altas do rosto costumam ficar mais coradas”, completa a expert. Confira, ao lado, o passo-a-passo.

Passo 1
olheiros
Aplique o corretivo nas olheiras, vasinhos e espinhas.
Passo 2
base
Espalhe a base no rosto todo, cuidando para não esfregar as áreas que estão com corretivo.
Passo 3
sombra
Passe sombra líquida dourada em toda a pálpebra superior, da raiz dos cílios à base da sobrancelha.
Passo 4
cilios
Use sombra compacta dourada até um pouquinho além da pálpebra. Crie um ponto de luz no canto interno do olho, próximo ao nariz, usando sombra iluminadora. Com lápis preto, faça um traço médio rente à raiz dos cílios superiores e puxe-o para cima no canto externo do olho. Termine com um traço fino nos cílios de baixo.
Passo 5
rimel
Aplique duas ou três camadas de rímel preto nos cílios de cima. Corrija as falhas da sobrancelha com um lápis da mesma cor dos pêlos.
Passo 6
blush
Aplique o blush bronze nas maçãs do rosto, seguindo uma linha que vai do canto da boca até acima da orelha. Passe o pó bronzeador sobre as bochechas, nariz, queixo e testa.
Passo 7
labios
Finalize com batom nude e gloss no centro dos lábios.


quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Saia da linha


Tratamentos para combater as estrias não faltam. Por isso, conversamos com alguns dos dermatologistas mais antenados do país e a conclusão foi unânime: associar as técnicas de acordo com a cor e o aspecto das estrias é o que garante a eliminação de até 80% delas.
Para vencer qualquer batalha, primeiro é preciso conhecer o inimigo.
E, em se tratando de estrias, saiba que existem três tipos: as vermelhas ou arroxeadas; as brancas, superficiais e estreitas; e ainda as brancas, profundas e largas.
De forma geral, elas aparecem quando é exigido da pele um estiramento muito rápido. “Isso acontece durante a fase de crescimento, na gravidez, quando a mulher engorda muito ou aumenta os seios com uma prótese de silicone grande demais”, explica a dermatologista Marilis Lamelas, da Clínica Sani Corpus, em São Paulo. As vermelhas ou arroxeadas são as mais fáceis de tratar, pois são recentes – a cor indica que o tecido não foi totalmente prejudicado e há sangue circulando no local.
Com o passar do tempo, as linhas vão perdendo gradualmente a tonalidade até se tornarem esbranquiçadas. “Nessa fase, o tratamento, para dar bons resultados, precisa ser mais intenso e provocar uma agressão na pele para que ela reaja produzindo mais colágeno e elastina, que farão a cicatrização interna das estrias”, diz a médica. Por outro lado, quando essas estrias também são largas e profundas, há necessidade de métodos mais invasivos para estimular o preenchimento dessas linhas de dentro para fora.Agora que você já sabe mais sobre a bandida, conheça as melhores armas para contra-atacar.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Pernas de fora sem medo


Vestir um short ou uma minissaia neste verão não está nos seus planos por causa dos vasinhos e varizes? Nada disso! Conheça, a seguir, cinco técnicas seguras que acabam com o problema. E mais: produtos de beleza que ajudam a deixar as pernas lindas.

Se você morre de vergonha de desfilar por aí a bordo de uma minissaia por causa de vasinhos ou varizes, saiba que não está sozinha: três em cada dez pessoas têm varizes e, adivinhe, a maioria delas é mulher! Além de ser extremamente antiestético, essas veias dilatadas ou saltadas provocam dor, sensação de peso e, pior, podem até causar um problema de circulação. Mas calma! Afinal, existem diversas técnicas (elas podem ser feitas sozinhas ou combinadas) que podem dar cabo do problema – uma delas, com certeza, vai resolver o seu. “O melhor tratamento é aquele que leva em consideração cada caso. Daí a importância de avaliar o histórico da paciente, se ela passa muito tempo em pé, fuma, é sedentária ou não”, conta o cirurgião vascular Ricardo Aun, do Hospital Israelita Albert Einstein e professor da Universidade de São Paulo (USP). Uma recomendação vale para todo mundo, inclusive como prevenção: é preciso controlar o peso e malhar pelo menos três vezes por semana. Os melhores exercícios são aqueles que promovem a contração e o relaxamento da panturrilha, como caminhar, subir escadas e fazer alongamento, pois estimulam a circulação sanguínea. Veja, a seguir, os tratamentos mais indicados pelos especialistas.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Pode vir quente!


Com os novos filtros solares, dá para curtir todo o agito do verão sem precisar fugir do sol
Céu azul, sol, mar, areia, piscina, biquíni novo, paquera na praia, aquele bronzeado... que delícia, o verão chegou. Aí, eu paro e me lembro: rugas, manchas e, pior, câncer de pele. Socorro, quanta contradição! É por isso que toda vez que entrevisto um dermatologista faço a seguinte pergunta:“Então, doutor, você acha que é o caso de eu nunca mais tomar sol?” A resposta, ainda bem, é otimista para todas nós: “Num país tropical como o nosso, não dá para se enclausurar e deixar de curtir o calor”, fala o dermatologista Sergio Schalka, pós-graduado em proteção solar pela Universidade de São Paulo. A saída? Muito, muito, muito filtro solar e uma pitada generosa de bom-senso e responsabilidade – evitar os horários de pico e abusar de chapéu, guardasol e óculos escuros, detalhes que só somam pontos ao seu estilo.
Também tem muita novidade no mercado dos protetores que vai ajudar você nessa empreitada: cremes com textura livre de óleo, filtros poderosos não só contra os raios UVB mas também os UVA (fique de olho nessa sigla!) e substâncias que previnem o envelhecimento. A gente explica os detalhes a seguir. Depois, escolha o seu fi el escudeiro entre os 19 produtos selecionados por nós e aproveite a temporada.