Ao contrário do que se pensa, acne não é só problema de adolescente; mulheres adultas também sofrem com ela.
Ainda bem que não param de surgir novas alternativas de tratamento.
Uma espinha enorme, bem no dia D. Dia daquela festa, do casamento, da entrevista de emprego. Não há mais dúvida de que acne não é só coisa de adolescente.
Mulheres e homens adultos também têm. Um estudo publicado no Journal of the American Academy of Dermatology descobriu que, dos 20 aos 29 anos, 50,9% das mulheres sofrem com cravos e espinhas.
Ela pode ser do tipo persistente, que resiste desde a adolescência, ou então do tipo surpresa, que surge do nada.
Desvantagem extra – em adultos o tratamento costuma ser mais difícil.
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
Como se livrar das espinhas
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Finalizadores: saiba qual deles é ideal para seus fios
Chega de se atrapalhar toda na hora de escolher um finalizador para seus cabelos.
Descubra já quais produtos são indicados para definir cachos, camuflar pontas duplas, fixar o penteado...
Ativador de cachos
Ação: Define as ondas e, de quebra,ajuda a mantê-las hidratadas. Alguns produtos vêm, ainda, com protetor solar.
Para cabelos: Ondulados, cacheados e crespos.
Como usar: Com as madeixas ainda úmidas, coloque um pouco do creme nas mãos e utilize em todo o comprimento.
Deixe secar naturalmente ou acelere o processo usando um secador com difusor
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
Depilação definitiva
Se os seus pêlos formam uma discreta, suave, sexy penugem loira, harmoniosamente distribuída pelo seu corpo, a depilação a laser, definitivamente, não é prioridade na sua vida.
Mas, se você faz parte da legião de mulheres que sofre com uma massa de fios escuros, grossos, rebeldes, espalhados pelo corpo todo, o método pode ser libertador.
Sim, porque ao final de algumas sessões praticamente 100% dos pêlos terão desaparecido. Além disso, já na segunda aplicação, eles estarão mais claros e finos.
Outra boa notícia é que o laser está democrático: novas máquinas permitem que peles negras, morenas e bronzeadas também sejam depiladas.
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
Mancha no buço
“Apesar do uso de hormônios contraceptivos e da gravidez serem fatores que colaboram para o aparecimento do melasma, a exposição solar intensa é, sem dúvida, o maior gatilho para o surgimento ou agravamento do problema”, diz Adilson Costa, dermatologista de São Paulo.
“Existem estudos que apontam uma piora de até 50% com a exposição solar”, acrescenta Flávia Addor, dermatologista também de São Paulo. Por isso, protegerse do sol (e não fugir dele) é a sua arma.
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Bronzeadas sem sol
Seja qual for a sua intenção, saiba que a cor conquistada com a ajuda dos cosméticos está cada vez mais distante daquele alaranjado que alguns produtos proporcionavam anos atrás. Novo princípio ativo no mercado? Nada disso: o DHA (diidroxiacetona) e a eritrulose continuam sendo os ingredientes do bronze sem sol. “Eles reagem com a queratina da pele, liberando proteínas de tom dourado, que garantem uma cor similar à do bronzeado”, explica Ligia Kogos, dermatologista de São Paulo. “A diferença dos produtos modernos está na formulação, que combina essas duas substâncias em diferentes concentrações a fim de deixar a cor próxima da natural”, diz Natália Rodrigues, farmacêutica do departamento técnico da Galena, distribuidora de ativos dermatológicos, em São Paulo.
Além disso, a aplicação correta faz toda a diferença, porque diminui o risco de manchar o corpo. “Quanto mais se conhece sobre a utilização de um cosmético, melhor é o resultado”, acredita Natália Rodrigues. De tanta experimentação, hoje, temos disponível uma gama de hidratantes de uso diário que garante um tom discreto em sete dias e de autobronzeadores para uma cor quase imediata. Isso sem falar dos tratamentos nas clínicas – o bronzeamento a jato, sucesso absoluto entre as brasileiras. BOA FORMA selecionou dez mulheres com diferentes tons de pele para testar oito produtos de até 30 reais mais dois tratamentos profi ssionais, feitos em clínica. Veja nas páginas seguintes o que elas acharam de cada um deles.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
O cabelo bacana e no seu pique
facilite o penteado.
A cor: o tom de mel dos olhos e da pele pediam um loiro mais fechado, puxando para um caramelo-queimado. Assim, livre das mechas muito claras, ela não precisa de retoque quinzenal no salão. Basta uma aplicação — que pode ser caseira, inclusive — de xampu tonalizante a cada 40 dias, em média.
O corte: como os fios estavam partidos na altura do ombro, eles foram apenas desbastados em camadas para não reduzir drasticamente o comprimento. Uma franja rala — usada de lado ou sobre os olhos — é prática e valoriza o rosto.
O penteado: para finalizar, duas opções simples. Nas produções mais elaboradas, basta fazer babyliss por todo o cabelo e borrifar spray fixador. Já para o dia-a-dia, é só passar mousse modeladora nos fios levemente úmidos ou secos e amassar o cabelo com as mãos.
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Aprenda a usar o vermelho
Muito pelo contrário! Há uma infinidade de tons à venda por aí, nas lojas de cosméticos.
Para evitar confusão e acertar na escolha do produto ideal para você, leve em conta três fatores básicos: sua cor de pele, sua idade e o formato dos seus lábios.
O maquiador Marcos Costa dá a seguir as melhores dicas de como passar o produto para ficar poderosa sem vulgaridade.
Teste os tons numa loja de cosméticos num dia em que você estiver sossegada, sem pressa para sair.
Para obter um efeito discreto, passe o dedo no batom e dê batidinhas nos lábios.
Para a sua idade
Aos 20 anos
O batom vermelho-vivo é o ideal, porque dá um toque moderno e divertido. Passe o bastão e pronto.
Aos 30 anos
Pode usar todos os tons de vermelho. De preferência, preencha os lábios com um pincel.
Aos 40 anos
Como nessa fase os lábios estão mais finos, invista em batons que dão volume (os claros). Os produtos com brilho são os ideais. À noite, prefira os tons de vinho e os vibrantes.
Aos 50 anos
Use os tons puxados para o marrom e o alaranjado. Defina os lábios com um lápis da mesma cor do batom. Evite contornar a boca com um lápis mais escuro: isso envelhece.