Como se já não fosse castigo o suficiente conviver com uma mancha no buço, tomar sol pode piorar ainda mais a marca. Calma! Você não precisa ficar trancada entre quatro paredes neste verão. Siga o nosso guia e curta o calor sem que a mancha apareça (ou escureça, se ela já estiver lá) Não sei quantos anos você tem. Mas eu, que já passei dos 30, costumo brincar que depois dessa idade a pele se rebela e, em vez de ficar bronzeada, acabada toda manchada quando tomo sol. O quadro só piora quando uma mancha já se instalou no rosto. Estamos falando do melasma, uma marca de tom castanho que escurece principalmente o buço (mas também pode aparecer nas maçãs do rosto) de um número cada vez mais expressivo de mulheres.
“Apesar do uso de hormônios contraceptivos e da gravidez serem fatores que colaboram para o aparecimento do melasma, a exposição solar intensa é, sem dúvida, o maior gatilho para o surgimento ou agravamento do problema”, diz Adilson Costa, dermatologista de São Paulo.
“Existem estudos que apontam uma piora de até 50% com a exposição solar”, acrescenta Flávia Addor, dermatologista também de São Paulo. Por isso, protegerse do sol (e não fugir dele) é a sua arma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário