quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Conheça a melhor maneira de hidratar a pele em época de tempo seco
E, ao contrário do que muitos pensam, não é porque a pele está seca que devemos passar o hidratante várias vezes ao dia. "Use somente uma vez após um banho rápido pela manhã. Um dos maiores erros é ficar embaixo do chuveiro ou imerso na banheira por muito tempo, porque isso tira a proteção natural da pele", diz a dermatologista Carla Vidal, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
E por que hidratar? A pele - o maior órgão do corpo - precisa ter elasticidade, textura e relações intracelulares adequadas para não sofrer nenhum desequilíbrio. Uma superfície bem hidratada com ativos como a vitamina C (estimuladora do colágeno) e o extrato de arroz (antienvelhecimento), por exemplo, apresenta uma melhoria em todas essas funções. Adicionando à lista de cuidados o uso de produtos com fator de proteção solar, ajudamos a evitar também o fotoenvelhecimento e o câncer de pele.
Para ser considerado hidratante, o produto precisa ter em sua composição os peptídios (compostos formados por aminoácidos) complementados por elementos como fosfato de sódio, vitamina C e/ou complexos ricos em extrato de oliveira, avelã e uva. Todos esses elementos possuem substâncias que liberam água na pele ao serem aplicados, levando hidratação para a camada mais superficial.
Pés, joelhos e cotovelos podem receber outro tipo de hidratação diferente do resto do corpo. "Cada área tem uma espessura. Dessa maneira, devemos usar cremes específicos para regiões distintas e adequá-lo ao seu tipo de pele", afirma a dermatologista Adriana Vilarinho, de São Paulo. Mas isso não quer dizer que você precisa gastar metade de seu salário para ter um momento de bem-estar. A médica aprova os produtos tradicionais exibidos nas prateleiras das perfumarias, como a famosa latinha Nivea e o hidratante da Johnson&Johnson.
"São excelentes e deixam a superfície bem hidratada, mas cuidado com peles muito oleosas para não ocorrer acne".
Os óleos também são ótimos na hora de deixar a pele macia, agindo de maneira semelhante ao hidratante em creme, e podem ser usados em todas as estações e climas. Os bifásicos e os trifásicos - ambos contêm água na composição - são mais leves, mais refinados que a versão tradicional, e por isso, menos gordurosos.
A melhor maneira de usá-los para obter um bom resultado é jogar algumas gotas na água da banheira ou passar no corpo depois do banho. É aconselhável intercalar o óleo com o hidratante em creme a cada dia para a pele não receber produtos em excesso - não é necessário usar os dois juntos.
Já os sabonetes são aliados na hora da higiene da pele, mas a dermatologista Carla Vidal adverte: "O aconselhável é somente passá-los nas regiões das axilas, genitais e pés, já que a principal função do sabonete é a de limpar.
Deixe para fazer a hidratação mesmo com os cremes e óleos".
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Seu cabelo tem jeito (acredite!)
Os incríveis domadores de volume
Se você está satisfeita com o formato dos fios, mas sofre com o excesso de volume e rebeldia, pode optar pela escova progressiva ou pela selagem térmica. Ambas agem de forma inusitada: enquanto o formol ou a amônia amolecem a queratina na superfície do cabelo, deixando-o mais maleável, os ativos hidratantes e a queratina hidrolisada encapam o fio com uma película pesada, diminuindo o volume. O efeito dura de um a três meses, dependendo da freqüência das lavagens, já que o xampu e a água desfazem, aos poucos, a película.
Escova progressiva
Ao contrário do que muita gente imagina, essa técnica, também chamada de escova temporária, não deixa os fios escorridos como a definitiva. "Ela controla o volume, alisa sutilmente, garante uma textura sedosa e um aspecto reluzente", diz o hairstylist Roberto Silva, do salão Absolute, em São Paulo. O xampu de limpeza profunda dá início ao tratamento. Depois, vem o produto, composto de formol, queratina hidrolisada e substâncias hidrantantes, aplicado a 1 cm do couro cabeludo. Em seguida, é hora de fazer uma escova. A chapinha especial feita de cerâmica finaliza a operação. É preciso ficar três dias sem lavar a cabelo nem usar elástico. Atenção: antes de experimentar essa técnica, pergunte a seu cabeleireiro qual a concentração de formol presente no produto usado por ele. Doses baixas - de 2% ou um pouco mais que isso - não costumam ser prejudiciais. No entanto, as mais altas podem causar alergias, vermelhidão na pele e irritação nos olhos.
O tratamento demora de uma a duas horas e custa de 200 a 400 reais, dependendo do comprimento dos fios.
Selagem térmica
A selagem surgiu como alternativa à escova progressiva para prevenir o risco de alergia e intoxicação causados pelo formol.
O produto usado na selagem térmica é bem menos agressivo: contém amônia, queratina hidrolisada, proteínas e substâncias hidratantes e o efeito é bastante semelhante: diminui o volume dos fios, melhora a textura e dá brilho.
No entanto, não chega a alisar - nem um pouquinho -, porque a amônia não tem o mesmo poder do formol para amolecer a queratina. A técnica de aplicação é bem parecida. Começa com um xampu de limpeza profunda, seguido pela formulação. Você fica de 15 a 30 minutos sob o calor do secador e, então, faz uma escova caprichada e aplica chapinha de porcelana, mecha por mecha.
A selagem térmica leva de uma a duas horas e custa de 300 a 400 reais, dependendo do comprimento dos fios.
terça-feira, 26 de agosto de 2008
efeito spa em casa
Você que vive na correria, pare um momento e reserve uns minutos para cuidar de si mesma. As máscaras mais aplaudidas em algumas clínicas estéticas são preparadas na hora, e especialmente atraentes para quem prefere cuidar da pele de um jeito natural e mais barato. “Os ingredientes naturais oferecem doses generosas de nutrientes frescos, de ação imediata, o que garante bons resultados, visíveis logo após a aplicação”, explica a esteticista Roseli Siqueira.
“Além disso, o próprio ritual de preparação das receitas representa um tempo de descontração e relax”, complementa a profissional. Mas, atenção, embora sejam grandes aliadas, essas preparações não substituem a limpeza, tonificação e hidratação nem podem competir com os incríveis tratamentos antiidade. “Aposte nessas receitas para complementar os cuidados de beleza. É assim que elas são encaradas pelas clínicas estéticas que investem na beleza natural e têm uma mistura para cada objetivo”, explica Roseli, da Clínica de Estética Integrada Roseli Siqueira,em São Paulo.
“As máscaras caseiras garantem, sim, efeitos muito expressivos, mas eles dependem de alguns cuidados”.
É preciso utilizá-las imediatamente depois do preparo, pois não contêm conservantes e estragam depressa. Também é fundamental escolher ingredientes de qualidade: opte por alimentos frescos e nunca aproveite restos de ingredientes que estiverem na geladeira.
Aplique, em média, uma vez por semana ou conforme a necessidade da sua pele.
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Cabelão em 30 minutos
Se você sonha em exibir um cabelão nas festas de fim de ano, sem ter de passar horas no cabeleireiro, temos ótimas notícias.
Um novo aparelho, o Laserbeamer, promete alongar os fios, aumentar o volume e fazer reflexos em exatos 28 minutos. O nome já explica de onde vem a mágica: o equipamento, fabricado pela empresa suíça Hair Fashion, foi buscar no laser um extra de eficiência. “Esse recurso agiliza o processo porque ajuda o cabeleireiro a visualizar o alinhamento das mechas e controlar o tempo de colagem das emendas”.
O método exclui a etapa mais demorada do alongamento tradicional, em que o profissional aquece, resfria e afina as soldas de queratina uma a uma, girando essas emendas com a ponta dos dedos. “Agora, isso é feito pelo aparelho, o que economiza tempo e proporciona um melhor acabamento”, afirma o cabeleireiro Toni Alves, do salão Lay Out, em São Paulo, que está entre os 50 primeiros profissionais brasileiros que receberam o Laserbeamer no início de novembro, e já testou a técnica em cabeças famosas, como as das cantoras Wanessa Camargo e Kelly Key.
Antes do biquíni...
Assim como você, amiga leitora, também sou bombardeada por um sem-número de novidades na área de cuidados com o corpo. Confesso que, recentemente, a oferta de técnicas e equipamentos é tamanha e as promessas se apresentam tão animadoras que eu própria, apesar da experiência na área, fico meio perdida na hora de escolher o melhor antídoto contra os três grandes medos que nos assombram celulite, flacidez e gordura localizada. Além disso, a gente sabe bem que esses inimigos quase nunca vêm sozinhos, dificultando ainda mais a opção pelo tratamento. Veja bem: a gordura localizada prejudica a oxigenação das células e a eliminação de toxinas, ou seja, deixa o terreno fértil para a celulite crescer e aparecer.
A celulite, por sua vez, compromete toda a irrigação sanguínea local, prejudicando a nutrição da pele e favorecendo pequenos focos de inflamação na derme. Fragilizado, o tecido se desorganiza e as fibras elásticas de sustentação se alteram. Adivinhe... lá vem flacidez. Foi pensando nisso que surgiu a idéia desta reportagem, que mostra e define os tratamentos mais badalados do momento, explicando um a um com a ajuda de médicos especialistas e, a partir dessa lista, montamos o que eu chamaria de “pacote perfeito” para atacar de uma vez as várias combinações dos problemas.
No vaivém de entrevistas, os experts foram unânimes em afirmar que não há tratamento estético que, sozinho, consiga devolver ao corpo seus contornos saudáveis. Todos os congressos da área mostram que o mix de técnicas é sempre a melhor das opções. A explicação é simples: a celulite, por exemplo, envolve má circulação, acúmulo de gordura, endurecimento de fibras.
Para combatê-la, precisamos tratar todas essas alterações combinando técnicas distintas. Por isso mesmo, se a clínica for a sua escolha, aposte nos pacotes conjugados.
Os especialistas aplaudem também a evolução das máquinas de última geração: algumas são tão inteligentes que, antes de agir, fazem uma leitura da pele e selecionam, entre seus inúmeros programas de tratamento, aquele que pode cuidar melhor de você — até pouco tempo, a maioria delas oferecia apenas a graduação leve ou intensa.
Outra informação importante que colhi junto aos consultores é que nem tudo o que é antigo está obsoleto. Técnicas consagradas e nossas velhas conhecidas como a estimulação russa, a endermologia, a drenagem linfática e a intradermoterapia continuam muito prestigiadas porque somam eficiência e multiplicam o efeito dos novos tratamentos.
Seu corpo tem futuro
Uma visita a uma clínica de estética ou centro médico especializado em beleza dá a impressão de que a gente está em um filme de ficção científica. Gente vestida de branco andando pra lá e pra cá, salas equipadas com máquinas ultrasofisticadas, e mulheres deitadas em macas com o corpo tomado de eletrodos. O cenário é, sim, reflexo da revolução tecnológica que tomou conta da medicina estética.
A cada dia os investimentos em pesquisa e tecnologia são maiores para que os tratamentos produzam resultados duradouros.
É bom ficar sabendo, no entanto, que ainda não inventaram nada capaz de render milagres e eliminar tudo quanto é tipo de problema: gordura localizada, celulite, flacidez. Por isso não se assuste quando o médico da clínica lhe oferecer um protocolo que combina um monte de tratamentos organizados em várias sessões. "Atuando em diversas frentes e com técnicas variadas, é mais fácil atingir os objetivos", explica Marcelo Bellini, professor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e proprietário da clínica Corpo em Evidência, de São Paulo.
Quase sempre as causas desses problemas são diversas. Tome o exemplo da celulite: trata-se de uma mistura de disfunções hormonais e circulatórias e de acúmulo de gordura localizada. Para combater tudo isso junto, não é de estranhar a indicação de mais de um procedimento. A escolha da clínica também é superimportante. Na primeira consulta, você deve ser atendida por um médico, que fará o diagnóstico e a prescrição do tratamento completo.
Além disso, ele deve estar sempre por perto, acompanhando os seus progressos. Se sentir que estão lhe empurrando tratamentos para problemas que nem incomodam tanto assim, caia fora. Para terminar, fique sempre atenta à higiene.
Bons especialistas e aparelhos sofisticados fazem toda a diferença. Mas, sem a sua ajuda, não podem transformar o seu corpo. Mudar a alimentação - sim, sim, eliminar frituras, reduzir a ingestão de gorduras, tomar muita, muita água - e, se o especialista permitir, malhar bastante vai potencializar os efeitos do seu tratamento.
Ah, e não fique confusa se em cada clínica lhe oferecem um tratamento com nome diferente. Quase sempre, os princípios são os mesmos. O que realmente conta é a precisão da indicação e a técnica de quem aplica. Conheça, a seguir, quais são esses princípios, para que eles servem e quais nomes eles ganham no mercado.
Entre na linha
A moda pede sobrancelhas espessas, naturais. Mas o que fazer se as suas são finíssimas, cheias de falhas ou claras demais? Segundo o maquiador Alê Toledo, do salão EV, em São Paulo, nada que um bom jogo de pinças, três cores de sombra, um lápis marrom, escovinha, pincel chanfrado e rímel não resolvam. “O segredo é limpar o excesso de pêlos sem alterar radicalmente o formato”, diz. Para não tirar a mais ou a menos, siga este truque básico: encoste um pincel na aba do nariz, acompanhando o seu contorno.
O ponto onde ele bate na sua testa é onde deve começar a linha da sobrancelha. Agora apóie uma ponta do pincel na aba do nariz e leve a outra até o canto externo dos olhos a sobrancelha não deve ultrapassar essa linha.
Com o formato definido, basta partir para a limpeza. Com a ajuda de uma escovinha, penteie os pêlos para cima e para os cantos externos e apare com uma tesourinha própria. “É fundamental limpar a área entre as sobrancelhas para suavizar o olhar. E nunca use lâmina, como fazem alguns profissionais. Você pode se cortar”, alerta o maquiador.
o caminho das estrias
Elas disputam em pé de igualdade com a celulite o posto de maior pesadelo feminino. Embora atinjam cerca de 60% das brasileiras, segundo pesquisa feita no ano passado pela dermatologista gaúcha Dóris Hexel, contra 90% das vítimas dos furinhos, as estrias são temidas porque, uma vez instaladas, fica difícil se livrar delas.
Mas, afinal, quem é o vilão dessa história? A genética, respondem sem piscar os dermatologistas. E explicam: tem gente que já nasce com as fibras elásticas da pele mais frágeis, virando presa fácil dessas marcas. Basta crescer muito depressa na adolescência ou ganhar muito peso em qualquer idade que lá vem estria. A gravidez também é um período de risco. Outro perigo é o uso contínuo de corticóide, medicamento que causa retenção de líquido, inchaço e conseqüente distensão da pele.
Na geografia dessas linhas, costas, laterais das coxas, quadris e bumbum, em geral, são premiados na adolescência por causa do crescimento. Já as que aparecem durante a gravidez ficam principalmente nos seios, na barriga e no alto das coxas, pontos que “engordam” mais na gestação. Quer saber como elas crescem e aparecem? A pele estica, as fibras se rompem e começa um processo inflamatório – é a fase das linhas vermelhas. Com o tempo, passa a inflamação e o corpo produz um colágeno mais espesso para cicatrizar o machucado – nessa altura, a marca vira um traço esbranquiçado.
O importante é não deixar que elas se instalem – prevenir, especialmente nesse caso, é o melhor remédio, claro. Mas, se ainda são rosadas ou vermelhinhas, em questão de umas dez semanas você tem chance de apagá-las da sua vida. Já as brancas, mais antigas, pedem no mínimo quatro meses de cuidados intensivos.
Os tratamentos tentam uma renovação da epiderme, aumentando a produção de colágeno e elastina para preencher (de dentro para fora) os pontos de ruptura da pele e aumentar a flexibilidade, como ação preventiva. Agora, a boa notícia: dois métodos novíssimos chegaram com promessa de alta performance. E um tratamento consagrado também tem conseguido deixar muita gente feliz. Escolha suas armas!
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Mãos de fada
Além disso, as mãos estão repletas de pontos energéticos que, estimulados pelo toque, pressão ou temperatura, espalham uma onda de bem-estar pelo corpo. "É a parte que mais responde quando estimulada pela massagem", aponta a especialista. São motivos suficientes para você redobrar o carinho e cuidados com as suas, não é mesmo? Mas existem outros.
Há uma crença popular segundo a qual por mais que se tente esconder a idade, nossas mãos logo a denunciam. Isso porque aquela pele rosada e lisinha que costuma revestir as gorduchas mãos de bebê, com o passar do tempo vai ganhando ares de pergaminho. Murcha, ganha sulcos, perde o viço. É que as mãos são uma das regiões do corpo que mais ficam expostas ao sol e ao efeito cumulativo de seus raios nocivos. E também, segundo a médica Carla Góes Sallet, especializada em medicina estética, porque a pele das mãos é extremamente vulnerável às agressões externas.
É fácil entender. Nosso rosto, por exemplo, que também sofre com a exposição constante, tem mecanismos de defesa. "A pele do rosto possui uma quantidade de glândulas sudoríparas que hidratam a pele e estimulam a produção de sebo pelos poros. Por causa desses artifícios, fica mais protegida", diz ela.
"Por isso, as peles oleosas, apesar de sofrerem com acne e poros abertos, envelhecem mais lentamente do que as secas", explica a médica. Diferentemente do rosto, nossas mãos são revestidas por um tecido epitelial pouco rico em glândulas sudoríparas, portanto, não contam com o recurso da hidratação natural. "Temos que suprir essa deficiência com cuidados redobrados", alerta Carla. Então, a ordem é estabelecer uma rotina esperta de atenção.
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Abdome chapado em 4 movimentos
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
Tudo o que você queria saber sobre queda de cabelos!
A dermatologista Carla Albuquerque, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, ensina um truque para quem tem dúvida se a quantidade de fios é normal ou beira a queda. Uma forma de saber se está excessiva é a "prova da tração". Se em uma puxada forte de cabelos caírem mais de seis fios, isto é um sinal indireto de que a queda está acima do normal.
De acordo com Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo (SP), a cada ano aumenta 10% de casos de calvície em mulheres. É preciso ficar muito alerta aos sintomas. As causas mais freqüentes são os distúrbios hormonais, estresse, anemia, ferro baixo no sangue, falta de vitaminas e alterações na tireóide e problemas genéticos.
“A tensão provoca no corpo alterações que levam a perda de cabelos. Mesmo indiretamente, quando há uma alteração hormonal provocada pelo estresse, pode haver queda”, explica Valcinir Bedin, tricologista que também é presidente da sociedade.
Rabo-de-cavalo ou coques
Outro fator que não favorece os fios é amarra-los com freqüência. “Não se deve prender os cabelos todos os dias, quer seja com elástico ou não. Pode-se induzir uma perda chamada de alopecia por tração, comum em pessoas da raça negra que usam os cabelos muito preso”, afirma o especialista
Um fato importante é a questão dos xampus antiqueda. Será que funcionam ao ponto de conseguir acabar com o problema? Segundo Valcinir, eles apenas são coadjuvantes no tratamento. “Não é possível se reverter um quadro de queda só com xampus. Eles são bons para manter o couro cabeludo estável e limpo, especialmente quando da presença de dermatite seborréica ou caspa”.
Esses produtos realmente não chegam a funcionar, pois o problema ocorre dentro do couro cabeludo, e não na raiz. "Os xampus que prometem diminuir a queda, não funcionam porque o tempo de contato dos princípios ativos com o couro cabeludo, presentes em um cosmético é muito curto, não sendo possível proporcionar resultados consistentes", indica Carla Albuquerque.
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Pintei e odiei
Este é um manual de segurança para que você não seja mais uma vítima da beleza.
Quando a gente pensa em dar uma repaginada no visual, a primeira idéia é mudar o cabelo, verdadeiro cartão de visita. Atire a primeira fivela quem nunca pensou em trocar a cor dos fios para ganhar um ar diferente... Só que na hora H, nunca se sabe que cor fi caria bem.
Você pode até escolher o tom, mas não tem certeza sobre o tipo de tinta. Pior: decidiu tudo, porém não faz idéia a que técnica recorrer – mechas, luzes, balaiage. Mexer na cor é complicado. Dá um frio na barriga enquanto a tinta está agindo.
O momento mais tenso é a hora de conferir o resultado.
Será que vai manchar, ressecar, espigar? A essa altura, não adianta chorar. Melhor é pensar bem antes de se candidatar a qualquer transformação.
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
chanel, o curto da moda
A versão que está fazendo a cabeça das mulheres traz um toque de modernidade.
Sem muitas regras, o chanel 2007 pode ser longo, na altura do queixo, ou curto, com nuca à mostra, todo repicado.
Combina com franjas retas ou na lateral e vai bem tanto nos lisos como nos ondulados. “Seja como for, o importante é que traz mais personalidade e atitude”, garante Luciano Calçolari, hairstylist do badalado salão L´Officiel III, em São Paulo.
Ele sugere seis maneiras diferentes de aderir à moda.
Está planejando uma mudança de visual? Aposte nessa boa idéia!
terça-feira, 12 de agosto de 2008
Projeto barriga chapada
Lisa, chapada e, se a genética permitir, quase para dentro. Essa é a barriga que está na lista atual de desejos da maioria das mulheres. Nem precisa ter os gominhos que desenham o abdômen de Claudia Raia e Solange Frazão. Mas não pode ter gordura. Quer saber: o esforço é até menor.
“Perder gordura nessa área é mais fácil que ganhar músculo”, diz a personal trainer Elaine Cruz, de São Paulo.
O primeiro passo é substituir abdominais clássicos por isométricos: em vez de infinitas repetições, você contrai a musculatura e permanece na posição por um tempo, até o músculo “queimar”.
Esse tipo de exercício, como você acaba de ver na aula de pilates de Deborah Secco, privilegia o core – a região do abdômen e da lombar – e, com isso, acerta a postura, mandando a barriga para dentro.
Para queimar os excessos, nada como a dupla treino aeróbico e alimentação correta.
Mas não precisa radicalizar. “Fazer trocas inteligentes no cardápio traz resultados promissores”, diz a nutricionista Vanessa Franzen Leite, da Clínica Emagrecimento, Beleza e Saúde, em Porto Alegre.
Então, no lugar de itens que retêm líquido, incham e, pior, engordam, escolha alimentos capazes de fazer o contrário: combater a gordura. Quais são os heróis antibarriga?
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
Escova inteligente: por que todo mundo quer fazer?
Também é indicada para quem fez outras escovas progressivas ou abusou da tintura, pois conta com substâncias que dão mais força e brilho. Quem testou gostou.
Primeiro, veio o alisamento japonês. Definitivo – só sai conforme o cabelo cresce –, deixava-o esticadinho, mas parecia um capacete e, com muita química na fórmula, enfraquecia demais os fios. Logo depois, as escovas progressivas pipocaram em todos os salões e fizeram o maior sucesso.
Daí, surgiu o alerta sobre o risco do formol para a nossa saúde. E novas substâncias – guanidina, tioglicolato e hidróxido de sódio – entraram na jogada com a tarefa de alisar sem causar irritação, vermelhidão, alergia na pele e no couro cabeludo. Agora a bola da vez é a escova inteligente, sucesso entre as famosas.
O método, segundo os cabeleireiros, traz algumas promessas interessantes para as mulheres que não vivem mais sem a progressiva. O principal apelo é agredir menos os fios.
Mesmo assim, não dá para dizer que o cabelo, a longo prazo, não sofre danos.
terça-feira, 5 de agosto de 2008
Eu amo meus cachos!
As garotas que você está vendo aqui fazem parte de um time que assume, sem hesitar, o cabelo cacheado.Coisa rara nos dias de hoje, quando fios lisos e chapados se tornaram o tal padrão de beleza. “Por muitos anos brigamos, disfarçamos, amarramos e alisamos os nossos cachos.
Está na hora de libertar os caracóis e assumir a personalidade cheia de atitude que está por trás deles”, instiga Lorraine Massey, autora do livro Curly Girl (Garota cacheada) e sócia do salão nova-iorquino Devachan. Lorraine e seu parceiro brasileiro Denis DaSilva acreditam que as mulheres de cabelo enrolado estavam abandonadas. “Muitos profi ssionais não sabiam como lidar com esse tipo.
Isso perpetuou um mito de que cacho é um problema”, afirma Denis.
Para dar fi m a esse estigma, você tem um papel fundamental na campanha a favor das diferenças, que convida todas as mulheres a respeitarem o próprio estilo.
Afinal, como diz Lorraine, o frizz – aquele eriçado que deixa a gente louca nos dias de chuva! – nada mais é do que um cacho que precisa de carinho, hidratação e direcionament
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
caretas que valem por uma plástica
É lógico: se você capricha nos exercícios para manter o bumbum em alta e a barriga zerada, por que não fazer o mesmo para o seu rosto continuar firme e lisinho com o passar dos anos? A ação do tempo é inevitável, mas você não deve esperar as primeiras ruguinhas se transformarem em sulcos profundos para agir.
Só que muita mulher (jovem, inclusive!) anda exagerando em alguns procedimentos dermatológicos como a toxina botulínica, os preenchimentos e até pequenas cirurgias plásticas faciais. Bem indicadas, essas técnicas dão, sim, resultados interessantes.
O problema está no excesso, que deixa um visual artificial que fica literalmente na cara! Talvez por isso a ginástica facial esteja passando por um Revival, já que é uma maneira nada invasiva de prevenir o envelhecimento. “Os músculos da face fazem parte de um todo e também devem ser trabalhados para corrigir vícios de movimentação, o que acaba suavizando marcas de expressão”, defende Bia Ocougne, terapeuta corporal de São Paulo e criadora do método postural Movimentos Integrativos.
A esteticista paulistana Roseli Siqueira também levanta a bandeira do quanto mais natural melhor: “Quem paralisa os músculos com a toxina botulínica pode perder o viço e o tônus da pele, porque a irrigação sanguínea fica comprometida”, acredita.
sábado, 2 de agosto de 2008
cabelo de verão
Tire proveito da textura desarrumada que a praia, a piscina e a umidade deixa nos fios e crie penteados de babar.
mostre o rosto
Este é para você que não abre mão do cabelão solto nem no dia mais quente do ano.
Separe uma mecha fina da parte da frente da cabeça e torça-a.
Prenda com uma fivela bem no topo da cabeça.
Acessórios de acrílico, metal ou plástico, todos supercoloridos, são a pedida da temporada.
Para mais volume na lateral, aplique uma mousse e aperte os fios com uma toalha seca.
sexta-feira, 1 de agosto de 2008
uma questão de pele
Atire o primeiro hidratante quem nunca gastou os tubos em um creme que prometia maravilhas, mas que deixou o rosto oleoso, não funcionou ou causou irritação.
Segundo Leslie Baumann, dermatologista norte-americana e autora do livro Pele Saudável, isso acontece porque desconhecemos as particularidades da nossa própria pele.
Normal, misto, seco e sensível. Até agora esses eram os quatro tipos classificados. Mas o novo sistema apresentado no livro propõe uma divisão em 16 categorias.
Ao identificar-se com uma delas, você descobre os principais problemas da sua pele e aprende a combatêlos.
“Isso significa menos gastos com cosméticos e melhor resultado do tratamento”, conta Érica Monteiro, dermatologista de São Paulo.