quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Seu cabelo tem jeito (acredite!)

Responda rápido: que tal uma escova temporária? E uma selagem térmica? Se vai dar um jeito na cabeleira, a gente topa. Mas, antes de se candidatar a qualquer um desses tratamentos, todos supereficientes, feitos em salões com o aval de grandes cabeleireiros, aprenda para que serve cada um.

Os incríveis domadores de volume

Se você está satisfeita com o formato dos fios, mas sofre com o excesso de volume e rebeldia, pode optar pela escova progressiva ou pela selagem térmica. Ambas agem de forma inusitada: enquanto o formol ou a amônia amolecem a queratina na superfície do cabelo, deixando-o mais maleável, os ativos hidratantes e a queratina hidrolisada encapam o fio com uma película pesada, diminuindo o volume. O efeito dura de um a três meses, dependendo da freqüência das lavagens, já que o xampu e a água desfazem, aos poucos, a película.

Escova progressiva
Ao contrário do que muita gente imagina, essa técnica, também chamada de escova temporária, não deixa os fios escorridos como a definitiva. "Ela controla o volume, alisa sutilmente, garante uma textura sedosa e um aspecto reluzente", diz o hairstylist Roberto Silva, do salão Absolute, em São Paulo. O xampu de limpeza profunda dá início ao tratamento. Depois, vem o produto, composto de formol, queratina hidrolisada e substâncias hidrantantes, aplicado a 1 cm do couro cabeludo. Em seguida, é hora de fazer uma escova. A chapinha especial feita de cerâmica finaliza a operação. É preciso ficar três dias sem lavar a cabelo nem usar elástico. Atenção: antes de experimentar essa técnica, pergunte a seu cabeleireiro qual a concentração de formol presente no produto usado por ele. Doses baixas - de 2% ou um pouco mais que isso - não costumam ser prejudiciais. No entanto, as mais altas podem causar alergias, vermelhidão na pele e irritação nos olhos.
O tratamento demora de uma a duas horas e custa de 200 a 400 reais, dependendo do comprimento dos fios.

Selagem térmica
A selagem surgiu como alternativa à escova progressiva para prevenir o risco de alergia e intoxicação causados pelo formol.
O produto usado na selagem térmica é bem menos agressivo: contém amônia, queratina hidrolisada, proteínas e substâncias hidratantes e o efeito é bastante semelhante: diminui o volume dos fios, melhora a textura e dá brilho.
No entanto, não chega a alisar - nem um pouquinho -, porque a amônia não tem o mesmo poder do formol para amolecer a queratina. A técnica de aplicação é bem parecida. Começa com um xampu de limpeza profunda, seguido pela formulação. Você fica de 15 a 30 minutos sob o calor do secador e, então, faz uma escova caprichada e aplica chapinha de porcelana, mecha por mecha.
A selagem térmica leva de uma a duas horas e custa de 300 a 400 reais, dependendo do comprimento dos fios.


Nenhum comentário: