quinta-feira, 21 de agosto de 2008
o caminho das estrias
Elas disputam em pé de igualdade com a celulite o posto de maior pesadelo feminino. Embora atinjam cerca de 60% das brasileiras, segundo pesquisa feita no ano passado pela dermatologista gaúcha Dóris Hexel, contra 90% das vítimas dos furinhos, as estrias são temidas porque, uma vez instaladas, fica difícil se livrar delas.
Mas, afinal, quem é o vilão dessa história? A genética, respondem sem piscar os dermatologistas. E explicam: tem gente que já nasce com as fibras elásticas da pele mais frágeis, virando presa fácil dessas marcas. Basta crescer muito depressa na adolescência ou ganhar muito peso em qualquer idade que lá vem estria. A gravidez também é um período de risco. Outro perigo é o uso contínuo de corticóide, medicamento que causa retenção de líquido, inchaço e conseqüente distensão da pele.
Na geografia dessas linhas, costas, laterais das coxas, quadris e bumbum, em geral, são premiados na adolescência por causa do crescimento. Já as que aparecem durante a gravidez ficam principalmente nos seios, na barriga e no alto das coxas, pontos que “engordam” mais na gestação. Quer saber como elas crescem e aparecem? A pele estica, as fibras se rompem e começa um processo inflamatório – é a fase das linhas vermelhas. Com o tempo, passa a inflamação e o corpo produz um colágeno mais espesso para cicatrizar o machucado – nessa altura, a marca vira um traço esbranquiçado.
O importante é não deixar que elas se instalem – prevenir, especialmente nesse caso, é o melhor remédio, claro. Mas, se ainda são rosadas ou vermelhinhas, em questão de umas dez semanas você tem chance de apagá-las da sua vida. Já as brancas, mais antigas, pedem no mínimo quatro meses de cuidados intensivos.
Os tratamentos tentam uma renovação da epiderme, aumentando a produção de colágeno e elastina para preencher (de dentro para fora) os pontos de ruptura da pele e aumentar a flexibilidade, como ação preventiva. Agora, a boa notícia: dois métodos novíssimos chegaram com promessa de alta performance. E um tratamento consagrado também tem conseguido deixar muita gente feliz. Escolha suas armas!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário